Blog

Biomade - Soluções biotecnológicas

Nova tecnologia para auxiliar o controle de qualidade em bebidas está sendo desenvolvida pela Biomade

20 de maio de 2021 nova-tecnologia-para-auxiliar-o-controle-de-qualidade-em-bebidas-esta-sendo-desenvolvida-pela-biomade-20220331110150000

A BIOMADE possui um setor de P&D para o desenvolvimento de novas tecnológicas, sempre visando às necessidades dos nossos clientes. Recentemente, foi aprovado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o projeto intitulado “Filtro para eliminar os íons metálicos considerados contaminantes em cachaças sem alterar o perfil sensorial da bebida”, tendo como a Pesquisadora Responsável Dra. Janaina Pires Borges, a Assistente de P&D Sylvia Patricia de Carvalho e coordenadas pelo Dr. Thiago H. Kobe Ohe.

O objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de um filtro de baixo custo e capaz de reduzir o teor dos íons metálicos, que são monitorados e limitados pela legislação vigente em aguardentes de cana, como o cobre, o chumbo e o arsênio. Poderá ser utilizado pelos produtores em bebidas com concentrações de metais considerados alta pela legislação.

Qual o diferencial do nosso filtro? A Biomade desenvolveu uma resina do filtro que será capaz de sequestrar os íons metálicos presentes na bebida, estes íons metálicos permaneceram ligados à resina do filtro, e a bebida após a filtração a concentração desses metais reduzida. Porém, o filtro não deverá influenciar na concentração de compostos voláteis desejáveis presente na bebida, ou seja, não haverá alteração das características sensoriais do produto. Atualmente, os filtros mais utilizados e acessíveis no setor de bebidas alteram o perfil sensorial da bebida, pois eliminam também compostos como os álcoois superiores, ésteres e outros compostos voláteis que influenciam diretamente os atributos sensoriais da bebida.

Assim, com o filtro, esperamos que sejam solucionados problemas de altos teores de metais indesejados sem que as propriedades organolépticas se alterem. A pesquisa é imprescindível para acompanhar a demanda de desafios que se encontram para melhorar a qualidade de processos. No ramo da destilaria, ainda há limitações que podem ser resolvidas por meio de novas tecnologias. Desse modo, estamos sempre nos atualizando das necessidades e em busca de soluções por meio da pesquisa.

Se você se interessou por este projeto, entre em contato conosco para saber como participar do nosso projeto.

Autora: Sylvia Patricia de Carvalho – Assistente de P&D da Biomade

Contato:

Whats app/telefone: 17 3033-9073

E-mail: contato@biomade.com.br

Veja outros posts

22
jun
qual-a-importancia-do-controle-de-carbamato-de-etila-em-cachaca-20220331105534000

Qual a importância do controle de Carbamato de etila em cachaça?

Carbamato de etila

ler post
09
jul
sec-butanol-e-n-butanol-indicadores-de-qualidade-na-producao-da-cachaca-20220331105336000

Sec-butanol e n-butanol: indicadores de qualidade na produção da cachaça

Sec-butanol e n-butanol

ler post
26
mai
de-onde-vem-os-metais-presentes-na-cachaca-como-e-possivel-fazer-o-seu-controle-de-qualidade-20220331105944000

De onde vem os metais presentes na Cachaça? Como é possível fazer o seu controle de qualidade?

Metais

ler post
01
out
os-aldeidos-na-bebida-destilada-sao-influenciados-pelas-boas-praticas-de-producao-e-do-processo-de-envelhecimento-20220331104433000

Os Aldeídos na bebida destilada são influenciados pelas boas práticas de produção e do processo de envelhecimento

Aldeídos

ler post

solicite um orçamento com a Biomade

Saiba como melhorar a qualidade química e sensorial e monitorar a presença de contaminantes em bebidas