Blog

Biomade - Soluções biotecnológicas

Cobre na produção de Aguardente

10 de junho de 2021 cobre-na-producao-de-aguardente-20220331105725000

O cobre faz parte dos metais essenciais para plantas e animais, sendo um micronutriente importante para o crescimento, mecanismos imunológicos de defesa, transporte de ferro entre outras funções no metabolismo de grande importante para o corpo dos animais. Porém, em quantidades elevadas este metal pode acabar se tornando um problema para os organismos devido a sua possível interferência nas atividades catalíticas de algumas enzimas.

No caso da bebida aguardente, o cobre pode ser incorporado durante o processo de produção, principalmente na etapa de destilação, pois está na composição de alambiques e de partes internas de colunas de destilação. Portanto, a quantificação deste metal é de extrema importância, e uma vez que é constatada sua presença em excesso pode causar efeitos tóxicos a saúde humana. Sua concentração em bebidas destiladas, fermentado acético, vinho e derivados da uva é monitorada pela legislação brasileira, (Norma Interna DIPOV nº 01/2019 e Decreto), sendo o valor máximo para a aguardente de 5 mg/L.

Embora haja alambiques produzidos com outros tipos de materiais que não sejam o cobre, muitos optam pela utilização de destiladores de cobre pois defendem que este metal possui papel de catalizador deste durante a destilação e afirmam que a bebida destilada em outros materiais possa conter compostos sulfurados que resultam em uma baixa qualidade organoléptica do produto final.

Soluções?

Para auxiliar os produtores no controle deste metal, a Biomade realiza análises para monitoramento do cobre em bebidas, auxilia também os produtores no controle do mesmo durante a produção encontrando a sua fonte de contaminação. Lembramos que a atualmente contamos com o desenvolvimento de um filtro para remoção deste e outros metais indesejáveis sem afetar em compostos importantes para o aroma e sabor da bebida. Você pode saber mais sobre o projeto envolvendo o desenvolvimento deste filtro no link a seguir: https://www.biomade.com.br/nova-tecnologia-para-auxiliar-o-controle-de-qualidade-em-bebidas-esta-sendo-desenvolvida-pela-biomade/



Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços:

Whatsapp/telefone: 17 3033-9073

E-mail: contato@biomade.com.br



Autora: Dra Yara Paula de Oliveira Nishiyama – Analista e Pesquisadora da Biomade



Referências:

NORMA INTERNA DIPOV Nº 01, DE 24 DE JANEIRO DE 2019;
DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009.
GARBIN, R.; JUNIOR, S. B.; MONTANO, M. A. Níveis de cobre em amostras de cachaça produzidas na região noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência Rural, Santa Maria, v. 35, n. 6, p. 1436-1440, nov-dez, 2005.
AZEVEDO, S. M.; CARDOSO, M. G. PEREIRA, N. E.; RIBEIRO, C.F.; SILVA, V. F.; AGUIAR, F. C. Levantamento da contaminação por cobre nas aguardentes de cana-de-açúcar produzidas em minas gerais. Ciência e Agrotecnologia, Lavras. V.27, n.3, p.618-624, maio/jun., 2003
SANTOS, M. C. R. Quantificação e remoção de íons de cobre em aguardente de cana-de açúcar. Dissertação para obtenção do título de mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, SP, 2009.

Veja outros posts

01
out
os-aldeidos-na-bebida-destilada-sao-influenciados-pelas-boas-praticas-de-producao-e-do-processo-de-envelhecimento-20220331104433000

Os Aldeídos na bebida destilada são influenciados pelas boas práticas de produção e do processo de envelhecimento

Aldeídos

ler post
09
jul
sec-butanol-e-n-butanol-indicadores-de-qualidade-na-producao-da-cachaca-20220331105336000

Sec-butanol e n-butanol: indicadores de qualidade na produção da cachaça

Sec-butanol e n-butanol

ler post
30
jul
voce-sabia-que-as-bebidas-alcoolicas-podem-conter-metanol-e-que-este-composto-e-toxico-20220331104955000

Você sabia que as bebidas alcoólicas podem conter metanol, e que este composto é tóxico?

Metanol

ler post
26
mai
de-onde-vem-os-metais-presentes-na-cachaca-como-e-possivel-fazer-o-seu-controle-de-qualidade-20220331105944000

De onde vem os metais presentes na Cachaça? Como é possível fazer o seu controle de qualidade?

Metais

ler post

solicite um orçamento com a Biomade

Saiba como melhorar a qualidade química e sensorial e monitorar a presença de contaminantes em bebidas